20090228

Atividades domésticas I


Esta veio do Toothpaste for Dinner. Nada mal para um sábado à noite, não?!

20090227

Questão estética

Aquele pão australiano enorme estava desequilibrando o layout do meu blog. Como não quero tirá-lo do post, adiciono aqui um pequeno parágrafo inútil para a imagem "descer" e o olhar de meu leitor ser captado apenas pela capa do livo de Harald Cook, Matters of Exchange, muito interessante, porém cansativo de ler, vamos ver se chego até o fim dele....algo me diz que não. A ver.

20090224

Pão Australiano


Viu, alguém por aí sabe por acaso o valor nutricional do pão australiano? Dados tipo: calorias, gorduras, fibras, vitaminas, proteínas etc etc? Depois da fase "bisnaguinha Seven Boys", que acabou quando me disseram que era puro nada com gordura, resolvi mudar o enfoque do café da manhã. Mas do jeito que eu gosto deste pão acima aí, é capaz de ser nada com nada e mais gordura. Oh well....

20090215

Sobre filmes sobre a 2a Guerra

Bom, conforme o planejado, comecei na 5a passada a operação "detonando a carteirinha". Vi os filmes nos. 1 e 2 da lista, respectivamente O Leitor e Operação Valquíria [interregnum: c, a próxima ida deverá ser lá por 4a/5a...let's combine, hehe!).

Desnecessário dizer que O Leitor é muito melhor. Lindo, lindo e também sutil e delicado ao tratar de um tema tão duro - afinal, quem é culpado? Eu acho que o diretor deve ter lido a Hannah Arendt, mas se não leu, levantou (em mim) a vontade de (re)ler Eichmann em Jerusalém. Outro ponto a se pensar: o bom e velho "eu só estava cumprindo ordens" saindo da boca, e da cabeça, de um cidadão, como dizer?, para o qual "as coisas são o que as coisas são", A é A e não pode ser não-A, tempos pré-Marx, o bom e velho espírito holandês-interiorano me voltando com toda a força, "zo is het gewoon", simplesmente é assim.

Mas Valquíria não me decepcionou e não foi ruim como eu esperava. Claro, no começo a pessoa sente vergonha alheia de ver o Tom Cruise falando "We must kill Hitler" e coisas do gênero, mas logo o filme te põe no clima da coisa e vc quase esquece quem é o ator principal (mérito dele, talvez). Bom filme pra domingo de chuva, bom filme pra pensar "é mesmo, né, tinha coisas rolando ali dentro que a gente nem imagina...". E um tal General Beck que é a cara do Suplicy, oh God! Creio que simpatizei imediatamente com o personagem pois toda a bondade que transparece o nosso senador foi, na minha cabeça, diretamente associada ao general nazi. No fundo vai ver eles tinham um coração bom...oops, nem tanto.

A verdade é que os dois filmes mostram (como a história, como a antropologia, sei lá) que contexto é tudo. Individual, interno, psíquico, tanto quanto social e político.
We can't escape our time, we can't escape our very own selves.

20090214

The flying fever strikes again!



E, como diria meu novo e bom pai, "a menina é viciada em querosene de avião". E também em internet e em promoções. Juntando os três vícios, a nova companhia aérea Azul e a megapromoção deste fim de semana da TAM....já viu.

Vamos ver no que estes planos cebolínicos hão de dar, especialmente nestes tempos de crise e desemprego. Mas fica a dica anyway: entre já e domingo as 23h59, passagens internacionais da TAM com belos descontos (ex: Lima por 450 reais, ah!ah!) e a Azul com vôos diretos de Cps pra Salvador por menos de 200 reais cada trecho (tô chegando, Elci!) e para Recife (three cheers for Old Nassau) por menos de 250.

Ai, que eu vou vazar de novo!!!!

20090212

The problem of leisure

Como cantaram aqueles caras naquela música que foi (muito bem) usada no filme Maria Antonieta, "The problem of leisure/what to do for pleasure"... Vendo o fim de fevereiro chegar e, com ele, o fim da validade do meu RA (leia-se: carteirinha de estudante), de repente percebi que nunca mais poderei pagar meia-entrada no cinema, a não ser, é claro, que eu invente outra graduação, mestrado ou doutorado (na atual circunstância, nem pensar!). Então bateu aquele gongo do Chacrinha dentro de mim e resolvi fazer um esquema ou cronograma para aproveitar até o último meio-centavo este direito que, depois de mais de 15 anos, será tirado de mim!
A ver: temos ainda 17 dias no mês, contando com hoje, e uns 10 filmes (ou menos) para assitir....abaixo vai a minha lista do "to see within the next 2 weeks".

1 - O Leitor (The Reader, com a Kate Winslet que já levou vários prêmios por ele, e eu nunca me canso de ver filmes sobre o nazismo, ou sobre culpa, ou sobre como a vida é foda).

2 - Operação Valquíria (Valkyrie, com o Tom Cruise, sei que vai ser uma lama, o cara é um canastrão, mas ok, o filme é sobre o nazismo e se encaixa na categoria acima, além disso se eu for numa 3a feira no Galeria vai custar só R$2,50).

3 - O Lutador (The Wrestler, com o Mickey Rourke, quero ver entre outros motivos por este excelente diálogo:
Randy 'The Ram' Robinson: Goddamn they don't make em' like they used to.
Cassidy: Fuckin' 80's man, best shit ever !
Randy 'The Ram' Robinson: Bet'chr ass man, Guns N' Roses! Rules.
Cassidy: Crue!
Randy 'The Ram' Robinson: Yeah!
Cassidy: Def Lep!
Randy 'The Ram' Robinson: Then that Cobain pussy had to come around & ruin it all.
Cassidy: Like theres something wrong, why not just have a good time?
Randy 'The Ram' Robinson: I'll tell you somethin', I hate the fuckin' 90's.

4 - Milk (do Gus van Sant, pq é o Gus van Sant, and I'm a sucker for "baseado em fatos reais")

5 - Gran Torino (viva o Clint! viva o Clint!)

6 - Frost/Nixon (filme de históra baseado em fatos reais? Imperdível!!)

Gostaria de deixar pública aqui a minha revolta quanto ao fato de Slumdog Millionaire só ser lançado por aqui em março!!!

Alguma sugestão, anyone??

20090206

Maria Elena II

"Not talent, I'm not talking about talent. I said genius. Ge-ni-us."

20090205

Maria Elena


Tem momentos que só assim mesmo...

20090203

Frases de efeito

Sempre gostei de frases de efeito e "quotes" em geral. Tem sempre alguma no meu nick do MSN. Resolvi agora fazer uma lista das melhores frases by João, meu primo de 6 anos, um pequeno demônio impagável. Todas elas foram ditas por ocasião de uma viagem em família para a praia, no último fim de ano.

"Você me odeia?" (para a irmã de 9 anos depois de perguntar por que ela não o havia acordado naquela manhã)

"O gambá curioso" (depois de ouvir algum adulto falar para outro que havia um gambá no jardim do condomínio)

"Ai, eu vou morrer nesta vida inferna!" (depois de algum adulto mandar ele ficar quieto pois tinha outra pessoa contando uma história)

"Essa foi bem útil!" (rindo, depois de tirar a camisa para posar para uma foto)

"Será que dá pra parar de falar e ler a história pelamordedeus?" (quando a prima mais velha interrompeu a leitura em voz alta de um livrinho para explicar as circunstâncias histórico-sociais do holocausto - detalhe: o livrinho era o excelente quadrinho Maus, de Art Spiegelman)

"É House?" (quando os adultos assistiam Grey's Anatomy)

O menino é mesmo um evento....